Truque de leitor!

Recebi, já há alguns dias, duas imagens enviadas por amigos. Coincidência ou não, as duas tinham a mesma temática: fotos de paisagem onde o sol ainda estava se aproximando do horizonte. Fotografar o nascer ou o por-do-sol requer uma certa intuição e também noção sobre iluminação. Quando o sol vai se aproximando do horizonte, as luzes e os tons ficam mais amarelados. Com isso conseguimos fazer imagens com luz lateral de sombras suaves. Já quando miramos o próprio sol enquanto ele está se pondo, devemos observar a que altura ele está de se esconder por completo. Se o sol ainda estiver muito alto, corremos o risco de prejudicar o CCD da maquina e obter uma imagem visualmente sem significado. E o que fazer numa situação assim?

Bem, existem algumas maneiras de resolver isto. A primeira e mais lógica é - esperar o sol baixar mais e suavizar a quantidade de luz que ele incide sobre o planeta terra e que atravessará nossas lentes. hehe. Segunda alternativa - aumentar bastante a velocidade do seu obturador. Em cameras que não possuem esse ajuste manual, defina o modo para fotografar em modo esportivo, ou algo que o clike realmente seja o mais rápido possível, assim o obturador ficará menos tempo em contato com a luz o quadro não ficará tão estourado. Terceira solução - que por sinal é a dica de hoje : usar a lente do seus óculos escuros na frente da lente da camera. Isso ajudará a escurecer e suavizar os tons, ainda dando uma cor diferente à foto.


Imagem: George M.

Imagem: Matheus A.

George conseguiu equilibrar a luminosidade da cena usando esse truque, mas não lembra exatamente qual foi a camera que usou - se foi uma sony ou uma tron. Ficaremos na dúvida também (ts ts ts...). George estava fotografando o por-do-sol lá na praia do Jacaré (João Pessoa - PB).
Já Matheus, que estava à trabalho em Salvador - BA, disse que utilizar a lente dos óculos escuros na frente da camera é um truque que gosta de usar , pois ainda dá uma textura diferente de cor para as imagens que ele faz. A imagem foi feita na praia da Barra e a captura feita através de uma Nikon Coolpix 885.


E é isso! Ser fotografia é ser simples. Ser fotografia é ser criativo. Ser fotográfico é ser os dois ao mesmo tempo misturado com conhecimento, observação e ação.

Abraços à todos e fotografem! ;)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Fotografia e Photoshop - Imagens Híbridas | João Pessoa

1ª. Mostra virtual de fotografias