Fotos em longa exposição

Ter conhecimento fotográfico e saber quais são as funções que sua camera oferece na hora de registrar as imagens ajuda a obter os melhores resultados e ainda possibilita uma infinidade de efeitos abstratos sem alteração em programas para edição. A partir de hoje postarei algumas dicas explicando o que as cameras mais simples podem fazer, baseando-se nos princípios básicos de fotogafia - Iluminação, área focal, abertura do diafragma e exposição do obturador (só para citar). Existem mais outras funções basicas, mas nem todos os equipamentos dispôem, então vamos por partes.


Para ficar mais claro, estão aqui alguns exemplos do que pode ser feito apenas com o tempo de exposição maior da câmera. Explico cada um logo em seguida.


Imagens: Rafaela Tabosa


O obturador da câmera fica posicionado por trás da lente e é por onde controlamos o tempo em que a luz ficará em contato com o material sensível. Nas cameras analógicas controlamos a velocidade atravéz de um anel na parte superior da maquina com uma numeração que corresponde à frações de segundo. Nas digitais essa função é apontada no display e para ter acesso a ela depende muito de cada marca e de cada modelo de camera. Os valores são sempre exibidos em forma de fração de segundo. Procure essa função no seu equipamento e vamos lá! Algumas cameras não possuem ajustes manuais. Procure então o modo "Noturno" para fotografar, desligue o flash e mãos à obra!
>>>Se houver alguma dúvida de onde fica a função na sua camera, o google está aí para dar aqueeela forcinha e o manual da sua camera também, mas se a pressa não for tanta e a preguiça muita, é só me dizer qual o modelo do seu equipamento e a marca que posso ajudar nisso! ;)


Foto 01 - Movimento e flash - Hum... vejamos por onde eu posso começar... Bem, era noite - é obvio - e na época que fiz essa foto eu tinha uma camera compacta, a A400 da Canon. Percebam que camera profissional ou amadora não é sinonimo de foto interessante e criativa. Para conseguir esse resultado, ajustei minha pequena camera no modo manual e aumentei o tempo de exposição para 1 segundo. Enquanto o brinquedo girava no parquinho, tentei por várias vezes acompanhar o movimento enquanto disparava a maquina. Não consegui o resultado que queria porque não havia luz suficiente para clarear o "patinho". Foi daí que resolvi deixar o tempo de exposição em 1seg ainda e acionei o flash. No momento exato em que o objeto passou na minha frente, disparei a camera e o flash congelou a imagem de primeiro plano enquanto que o obturador registrou todos os rastros de luz da cena.


Foto 02 - Acompanhando o movimento - Ainda com a minha humilde Canon A400, agora com o apoio de um tripé e uma irmã que serviu de cobaia (sempre sobra para alguém da familia), acendemos uma chuvinha* e enquanto ela corria para lá e para cá fazendo rastros com o fogo, eu acompanhava o movimento dela com o eixo horizontal do tripé. A exposição era de 1segundo também.
(chuvinha* por aqui é como chamamos um fogo de artificio que os pirralhos ficam girando no ar enquanto saem as faíscas. Já ouvi chamarem de "chuveirinho" em outros locais.)


Foto 03 - Exposição lenta de dia - Minha companheira de viagem e minha desbravadora nas primeiras experiencias fotográficas... Novamente com a pequena e valente Canon A400, dessa vez numa viagem que fiz à salvador, consegui registrar essa mocinha simpatica dando sopa com essa umbrella daí. A garotinha aceitou posar para as fotos e um dos cliques resultou nesse movimento suave - mas que dá pra ver que está em movimento - da sombrinha. O tempo de exposição nesse caso foi mais curtinho. Algo em torno de 1/15. Vejam que apenas a sombrinha está levemente borrada, o que nos dá essa sensação de cena que se move. É uma alternativa muito interessante quando a intenção é mostrar que existem pessoas andando num lugar ou quando algum movimento suave quer ser retratado. Registros em longa exposição não precisam esperar anoitecer. A compensação da quantidade de luz que entra é equilibrada com a função ISO também. Mas isso a gente deixa para outra hora.


Foto 04 - Finzinho de tarde - Quando chega o fim da tarde e o céu ainda não escureceu completamente e as primeiras luzes da cidade estão acendendo é o meu horario favorito para fotografar cenas urbanas. Tudo parece mais bonito, mais limpo e mais poético. Nesse dia estava com minha camera da vez (uma 350d - também Canon) , porém desprovida de tripé. Para a imagem não tremer nessa condição de luz é extremamente necessário que haja algum apoio firme. O que eu não aconselho que seja você mesmo. Há quem diga que sabe tirar foto sem tremer. OK. Meus parabéns! Mas não há quem consiga ficar congelado durande 4 ou 5 segundos de exposição, por isso eu insisto: Apoie sua camera em algum lugar! - Apoiei num banco de cimento que tem na frente dessa igreja. Para minha camera ficar mais acomodada, usei minha bolsa como apoio e ainda ativei o timer para não correr o risco da imagem borrar quando eu apertasse o botão. A luz ambiente vai desenhando a imagem enquanto os segundos passam. Quando o obturador termina seu tempo de exposição, esse é o resultado que temos. Um céu azul num tom mais escuro e as luzes da cidade em equilibrio com a claridade ambiente. Esse momento é quase unico. Digo isso porque em alguns minutinhos a luz muda muito rapido. Entre o entardecer e o anoitecer o tempo em que a luz natural fica bem harmonizada com as luzes artificiais é relativamente curto. Aproveitem esse momento ou acordem muuuuito cedo para conseguir uma luz parecida!


Foto 05 - Foto em lugares fechados com pouca luz - Fotografar museus, igrejas antigas e monumentos onde nao permitem o uso do flash parecia ser um problema. Daí você descobre que pode fotografar sem usar flash e ainda descobre que não usar o flash em muitos casos deixa suas imagens muito mais bonitas. O flash é um grande amigo, mas um péssimo inimigo quando não é usado adequadamente. O problema mais comum é quando o flash estoura o primeiro plano e o segundo plano fica subexposto. Com auxilio de um tripé - ou de algum apoio realmente fixo - você poderá capturar toda a luz do ambiente sem ter que se preocupar em infringir as normas do lugar. Essa foi feita no Castelo de Brennand - (PE). O tempo de exposição foi de 2seg mais ou menos.

Foto 06 - Acompanhando o movimento sem flash e com um ponto fixo - Esse era o resultado que eu esperava ter enquanto fotografava o patinho da Foto 01. Nesse caso não usei flash, mas aumentei bastante o ISO da camera para poder ter a quantidade de luz suficiente com 1,5 segundos de exposição. Enquanto o carrinho girava, acompanhei o movimento com a camera e não parei de acompanhar enquanto apertava o botão para fotografar. O resultado foi esse flagra do molequinho morrendo de medo e o efeito que eu tanto queria! Detalhe engraçado/malvado: Enquanto o pirralho morria de chorar com medo, os pais dele acenavam alegremente e sorriam bastante do outro lado como se isso fosse realmente estimular a criança a se soltar e perder o medo de passar bem uns 5min rodando num brinquedo barulhento pra dedéu. Macabrinho isso. kkkk

E é isso! Duvidas, perguntas, esclarecimentos? Estarei à disposição!
Abraços!


Comentários

  1. Excelente post com ótimos exemplos! Amei as fotos, especialmente a do menino apavorado no brinquedo! heheh

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que sou suspeita pra falar qualquer coisa aqui, mas eu sou justa, se não fosse verdade eu nem comentava isso aqui...
    Lela, tu é meu orgulho, bróder! hahahaha

    Muito bom esse post, vou djá tirar fotos em longa exposição! hahaha

    ;*

    ResponderExcluir
  3. mto bom o post!
    também adoro fotos noturnas!
    tenho um picasa mas faz mto tempo q não atualizo...
    qndo postar as novas eu mando o link p vc...
    abração

    ResponderExcluir
  4. Façam isso mesmo! Não deixem de mostrar suas imagens! Daí eu posso postar aqui e vocês me contam como é que fizeram, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. olá! tenho uma compacta Nikon Coolpix S3100 posso fazer a tecnica light painting com ela ?? como faço ?

    ResponderExcluir
  6. olá! tenho uma compacta Nikon Coolpix S3100 posso fazer a tecnica light painting com ela ?? como faço ?

    ResponderExcluir
  7. ola tenho uma sony syber shot 7.2 mas minhas fotos nao saem boas nem a noite nem de dia a maquina tem algum segredo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Expo Novíssimos!

Timelapse - Por do Sol